Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 22 de dezembro de 2012

Profissões para deficientes visuais – Cursos Profissionalizantes

Oportunidades
 Profissões para deficientes visuais
Adaptação é a palavra que abriu as portas do mercado de trabalho para os deficientes visuais.  Hoje, problemas com a visão não significam mais limitação para trabalhar, portadores dessa deficiência têm sim condições de exercer diversas ocupações, principalmente aquelas que exigem habilidade sensorial e se destacam em áreas que demandam atenção concentrada e capacidade auditiva. Muitas vezes, não é preciso que a pessoa se qualifique em uma determinada função e fique preso a ela, a qualificação, às vezes, pode ocorrer na própria empresa contratante.

Quem possui perda parcial ou total da visão, por outro lado têm os demais sentidos mais aguçados, e pode aproveitar essa característica para se destacar em determinadas profissões. Assim, carreiras que demandam atenção concentrada e capacidade auditiva, como as de operador de telemarketing, por exemplo, possuem mais empregabilidade. Em todo caso, especialistas afirmam que o deficiente visual tem condições de desempenhar a carreira que quiser, ainda que se perceba uma adaptação mais fácil às atividades que exijam estímulo auditivo.

Entre as profissões que mais empregam os deficientes visuais, estão: para o ensino médio – Ajudante de cozinha; ajudante de jardineiro; almoxarife; ascensorista; auxiliar de encadernação; auxiliar de serviços gerais; embalador; montador de móveis e esquadrias; técnico em câmara escura; técnico em comunicação social; telefonista e vendedor; para o ensino superior – analista de sistemas; assistente social; fisioterapeuta; intérprete/tradutor; massagista; músico; musicoterapeuta; operador de telemarketing; orientador educacional; pedagogo; professor; programador; psicólogo e sociólogo.
Em todas as áreas vale aquela antiga regra, “o mercado sempre tem espaço para quem é qualificado”.  Muitos deficientes visuais acabam dispensando uma boa qualificação pensando que nunca terão uma oportunidade no mercado de trabalho. No site do Instituto Benjamin Constant é possível encontrar diversos cursos voltados para a capacitação profissional do deficiente visual, acesse e descubra ainda mais profissões em que esse pode atuar.
Cursos profissionalizantes para deficientes visuais: www.ibc.gov.br/

Nenhum comentário: