Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O que é DMAA? Por que é proibido? Riscos para saúde

 O que é DMAA? Por que é proibido?
Suplementos com 1 3-dimethylamylamine, mais conhecido como DMAA, são proibidos pelo Brasil. A proibição dada pela Anvisa foi formalizada através da Resolução 37 de 2 de julho de 2012 que atualizou a Lista de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e outras sob Controle Especial listados pela Portaria SVS/MS 344/1998, tirou do mercado os produtos: Jack3D; Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black.

O DMAA é uma substância semelhante à anfetamina e que está presente na composição de alguns produtos classificados como suplementos alimentares com indicação para emagrecer ou aumentar o rendimento em atletas. O lado ruim dessa substância compreende justamente os efeitos negativos que a mesma pode causar, como: efeitos tóxicos no fígado; disfunções metabólicas; danos cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, além de alterações do sistema nervoso, como ataques de pânico e crises convulsivas.

estudos que mostram que o uso do 1 3-dimethylamylamine como fármaco, principalmente como broncodilatador, ajuda os asmáticos a respirar melhor, com a dilatação dos brônquios. Mas, por outro lado, assim como outras substâncias vasodilatadoras, há efeitos colaterais conhecidos e já relatados em diversos trabalhos.
O maior problema estava na divulgação dos produtos com DMAA, os fabricantes prometiam perdas significativas de peso em pouco tempo e citava como efeitos colaterais apenas: diarréia, enjôo, insônia, dores de cabeça e vômitos. Não havia qualquer alerta para pacientes instáveis. Além disso, os produtos traziam em sua composição substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping.
A Anvisa alerta aos que correm em busca do corpo perfeito ou da qualidade de vida tomando suplementos sem a devida orientação. É preciso ter cuidado com as promessas milagrosas, pois não existem produtos que garantam com rapidez e segurança a perda de peso e o ganho de massa muscular ou ainda a melhoria da aparência.

Resumo do dia  

6 comentários:

Anônimo disse...

Como é facil a anvisa proibir um produto vendido que é vendido em todo o mundo. Certamente que uma população obesa traz mais vantagens. Quero deixar bem claro que ainda não consumo o produto, mas, se formos pensar bem,por que a anvisa não se preocupa em inspecionar o leite de pessima qualidade que consumimos, os agrotoxicos que é um veneno a nossa saude, os hormonios dos usados para alimentar os grangos os supermercados que comercialisam produtos vencidos com os restaurantes que que tem pessima higiene enfim. Outra medida que também seria importante seria baixar tributos dos produtos recomendados para uma boa dieta como arroz integral produtos light e diet alimentos organicos etc . Talvez se assim fosse não teriamos de apelar para suplementos alimentares e outros produtos que segundo a anvisa são prejudiciais a saude.

Anônimo disse...

Falou e disse.

Anônimo disse...

Ta certo mesmo. Quer dizer que o DMAA só é proibido para brasileiros? Ele tem algum efeito fora do normal só em quem nasce aqui?! Que coisa mais absurda. Culpa dessa mídia podre que fala que qualquer suplemento é anabólico e desse monte de preconceituosos que ao que me parece tem alergia a malhar e a academia.

Anônimo disse...

estou tomando oxy elite pro. em 1 1/2 mes emagreci 13 kilos sem nem um efeito colateral. otimo produto recomendo para quem quer emagrecer. e um absurdo o DMAA ser proibido.

Anônimo disse...

a dona ANVISA é um lixo corrupto mesmo. Porque não proíbem o caramelo 4 da coca cola ou o tabaco? No brasil funciona assim, os produtores de lixo pagam unzinho para comercializar veneno para a população e a ANVISA libera, ai as pessoas começam a adoecer e reclamar, a ANVISA coloca APENAS uma advertência no frasco. Outros Começam a vender suplementos, sem pagar propina, e este começa a atrapalhar o comercio de lixo que por sua vez reclama e a SRa. ANVISA proíbe a venda.

Unknown disse...

anvisa e um orgao despreocupado total c a saude, e sim voltada aos proprios interesses! medicaçao controlada e coisa de medico e paciente e nao de governo !