Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tradicional subida da Serra do Feiticeiro - 03 de maio.

Chegada à capela
Já é tradição no dia 03 de maio a subida a Capela da Divina Santa Cruz na Serra do Feiticeiro, nesta data, grande parte da população de Lajes e de outros municípios peregrinam para pagar suas promessas  ou apenas para fazer turismo ou mesmo por aventura. É uma ótima ocasião para rever os amigos e refletirmos sobre a preservação daquela área e principalmente no sofrimento da criança que faleceu naquele local. Muitos creditam curas de muitas doenças a promessas feitas a essa criança.
Veja a história:
Os populares afirmam que um menino de 3 anos de idade por nome de José Alexandrino, perdeu-se ao subir a Serra acompanhando um rebanho de cabras no ano de 1903 (há 110 anos); o menino foi encontrado 3 dias depois deitado em uma rocha, seu corpo já estava em estado de putrefação, o mesmo estava com uma pedrinha na mão. Anos depois populares construíram uma capela há 653 metros de altura pela trilha atual, que fica mais ou menos 100m abaixo da rocha onde encontraram José Alexandrino, desde então o local virou ponto de peregrinação e curiosidade.(trecho extraído do Blog de Cícero Lajes)
A cada ano percebemos a evolução no tocante a algumas melhorias a recepção dos peregrinos (é bom lembrar que foram dados apenas os primeiros passos, ainda falta muito). Há alguns anos, as pessoas subiam a Serra sem nenhum apoio do poder público, hoje vemos a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde disponibilizando seus serviços à população que se  dirige àquele local. Um outro ponto importante, é o trabalho desenvolvido em conjunto, Escola Estadual Pedro II e Trilheiros da Caatinga, voltado a para a preservação e difusão da nossa Serra do Feiticeiro. Não podemos esquecer que o dia 03 de maio foi instituido feriado municipal pelo Projeto de Lei 517/2009 do então  Vereador Canindé Rocha, o que indubitavelmente contribuiu para o fortalecimento cultural e ambiental desse importante ponto turístico do nosso município.
No entanto, nunca é demais lembrar que precisamos de melhorias urgentes na trilha que dá acesso a Divina Santa Cruz.
Vejam algumas fotos:
Local onde a criança morreu
Subindo!!!
Pé de Urtiga
Pé de Umburana com Cupim
Vista da metade da subida
Fumaça dos fogos e o seu belo estampido

Eu e o facheiro
Facheiro
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em ação
Eu e minha irmã



Nenhum comentário: