Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 5 de junho de 2013

I Conferência do Meio Ambiente de Lajes - Tema: Resíduos Sólidos.

No Dia Mundial do Meio Ambiente - não existiria dia mais propício - Lajes realiza a sua I Conferência do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA). Estiveram presentes os representantes do Poder Executivo, Legislativo, Lideranças Religiosas, Sindicatos, Professores, Agricultores, Apicultores, Catadores, Associações, entre outros seguimentos da  sociedade organizada. Como Conferêncista, tivemos a Márcia Egina Câmara Dantas, Mestranda em Meio Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA. Especialista em Gestão Ambiental- FIP e Gestora Ambiental da SEMARH, com brilhante esplanação sobre o que são e como gerir de forma sustentável os resíduos sólidos do nosso município. À tarde, no segundo momento, os conferencistas foram divididos em grupos por eixos temáticos:
  • Produção e Consumo Sustentável
  • Impactos Ambientais 
  • Geração de Emprego Trabalho e Renda (Grupo coordenado por este professor e blogueiro)
  • Educação Ambiental
 Após as discussões sobre estes temas foram elaboradas propostas visando a melhoria da qualidade de vida da população e do meio em que vivemos.  Estas,  foram todas aprovadas pelos delegados com  pequenas correções e serão apresentadas  posteriormente em uma Conferência Estadual. Também irão representar a nossa cidade nessa conferência todos os delegados titulares. Esperamos que essas propostas, façam eco e sejam ouvidas pelos poderes constituidos pois as considero mecanismos importante para  o pleno exercício da cidadania de um povo. Acreditamos também que as mudanças começam no campo das ideias. Parabenizamos toda a equipe organizadora e todas as pessoas envolvidas nesse importante evento para o desenvolvimento econômico e sócio ambiental do nosso município.

O evento teve como objetivo: 

  • Divulgar a política municipal de resíduos sólidos para cada entidade da federação. 
  • Contribuir para a política nacional de resíduos sólidos com o foco nos eixos: produção e consumo sustentável, reduções de impactos ambientais, geração de emprego e renda, e educação ambiental.
  • Estabelecer responsabilidade compartilhada governo, setor sociedade civil
  • Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos.
Difundir práticas positivas que possam contribuir para os desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Texto e imagens, Adomilson Costa

Nenhum comentário: