Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Conheça 11 aplicativos para você estudar inglês

Foto: DivulgaçãoProfessor Aerton Calaça diz que interatividade dos aplicativos auxilia no aprendizado 
Professor Aerton Calaça diz que interatividade dos 
aplicativos auxilia no aprendizado
Se falar inglês, hoje, é praticamente uma obrigação, isso não torna o aprendizado de um idioma estrangeiro uma tarefa fácil. Nessa missão, aplicativos para smartphones e tablets podem ser muito eficientes para você complementar o que aprendeu em sala de aula. Por isso, conversamos com o professor de inglês Aerton Calaça, da Open Doors, que elaborou uma lista de ferramentas para você sair por aí praticando.

O professor Aerton Calaça utiliza tecnologia para levar mais interatividade aos estudantes e diz que o aprendizado pode ser complementado. “Quando exploramos o assunto de forma diversificada, o aluno acaba produzindo de forma natural o que se espera dele naquela lição específica”, explica.
Se é assim, vamos à lista:

1. Akinator
Auxilia na prática de perguntas em inglês. Já que o professor costuma fazer a maioria das perguntas, em sala de aula, muitos estudantes acabam tendo dificuldade em formular frases interrogativas. O aplicativo apresenta um personagem real ou fictício que o usuário precisa descobrir quem é através de “yes/no questions” (perguntas cujas respostas são sim ou não).
Android, iOS, Windows Phone

2. Voxy
Oferece conhecimentos para o usuário em três eixos: reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala). Isso proporciona ao estudante a possibilidade de desenvolver essas competências, tudo em torno de assuntos específicos, como atualidades e música.
Android, iOS

3. Cambly
Esse aplicativo tem uma proposta interessante para contribuir com o aprendizado do inglês. Ele permite que os usuários possam entrar em contato com estrangeiros para praticar conversação. Já que não é tão simples encontrar parceiros para conversação nativos, essa opção é bastante útil.
Android, iOS
DivulgaçãoAplicativos são úteis para complementar o aprendizado do idioma 
Aplicativos são úteis para complementar o aprendizado do idioma

4. Semper: Aprender sem esforço
Essa ferramenta é para quem quer aprender inglês de forma intensiva. Semper: Aprender sem esforço apresenta palavras em inglês novas cada vez que a tela do smartphone ou tablet bloqueia. Para destravar o dispositivo, é preciso selecionar a resposta correta.  Se usuário erra, a tela ainda é desbloqueada, mas ele recebe uma advertência.
Android, iOS

5. Lingua.ly
Serve para buscar, armazenar e traduzir palavras em inglês que você não conhece. Ainda oferece um modo de leitura que lhe permite ler textos selecionados automaticamente e que contêm exatamente esses vocábulos, além de outro modo chamado de “treino”, para você memorizá-los.
Android, iOS

6. Google Translate
O tradutor do Google permite que você traduza palavras, frases ou até textos inteiros não somente para o inglês, mas dezenas de outros idiomas. Ele também oferece ao usuário a possibilidade de ouvir a tradução, o que possibilita a prática da pronunciação e da compreensão oral. Só é preciso ter cuidado, porque nem sempre os resultados são precisos.
Android, iOS

7. The Phrasal Verbs Machine
Produzido pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), esse aplicativo é útil para aprender e praticar os temidos “phrasal verbs”. É possível montar mais de 100 formas diferentes e descobrir os significados por meio de imagens.
Android, iOS

8. Memrise
Nada melhor que usar imagens para aprender. O aplicativo apresenta desenhos e fotos com descrições para o usuário tentar lembrar o significado em seguida. Além disso, também é possível desenvolver conteúdo e compartilhar na ferramenta.
Android, iOS

9. LinguaLeo
Aplicativo russo que utiliza jogos e desafios para o aprendizado da língua inglesa. Nas lições, há inclusive músicas, vídeos e piadas, isso tudo selecionando o nível de dificuldade. Também é possível pagar para ter acesso a mais conteúdo.
Android, iOS

10. HiNative 
A exemplo do Cambly, que também recomendamos, o HiNative permite que o estudante entre em contato com os “English Speakers” (pessoas que falam inglês). Você conversa com nativos, faz perguntas e utiliza 11 funções diferentes conforme seu nível.
iOS

11. Duolingo 
O foco do aplicativo, para quem tem o português como língua nativa, é ensinar um pouco de inglês, trazendo um aprendizado que funciona lentamente, passo a passo – e que pode ser levado a qualquer lugar, em seu dispositivo móvel. No Duolingo, há diversas lições, todas separadas em seções e tarefas individuais. Além disso, há também testes mais difíceis e que inclusive são utilizados como nivelamento para quem já tem algum conhecimento na língua.
Android, iOS
Tribuna do Norte 

Nenhum comentário: