Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 21 de agosto de 2016

Criação de Galinhas – Prevenção de Doenças Com Remédios Naturais

criação de galinhas remedio comendo bananeira 
Opa! Tudo Bem? E aí, como anda sua criação de galinhas caipiras? Tem passado por algum problema de doenças em seu plantel? Pois é, hoje nos vamos falar um pouquinho sobre os remédios naturais que podemos utilizar como tratamentos preventivos para amenizar os problemas de doenças em nossa criação de galinhas.
Como você já sabe, para mantermos nossas aves sempre sadias devemos observar algumas medidas básicas em nosso sistema de criação. Por exemplo: manter o bebedouro sempre limpo e com água fresca, fornecer alimentação de qualidade, evitar contatos entre animais de outras espécies, fazer um bom controle dos visitantes no aviário e manter o calendário de vacinação das aves sempre em dia.
E para complementar essas medidas, podemos fazer uso de alguns produtos naturais como tratamentos preventivos de algumas doenças.
O uso de remédios naturais no tratamento de doenças em humanos é uma prática milenar e alguns criadores de aves domésticas já estão aplicando esses conhecimentos também na criação de aves caipiras e essas experiências tem se mostrado bastante satisfatórias.
Vamos conhecer algumas aplicações de remédios naturais que podem nos auxiliar no controle de algumas doenças comuns nas criações de galinhas caipiras. Veja alguns exemplos:

criação de galinhas remedio alho 

 ALHO (Allium sativum)

.
Produto muito usado na culinária e que vem sendo utilisado no tratamento de doenças em função de suas propriedades imuno estimulantes e antimicrobiana.
No tratamento para aves domesticas podem ser usadas para combater verminoses e doenças respiratórias. O alho tem se mostrado bastante eficiente por ser um excelente antibiótico natural.
O uso pode ser feito da seguinte forma:
Amasse sete dentes grandes de alho e coloque em uma garrafa (tipo pet) de dois litros com água limpa, deixe “descansar” por 24 horas. Logo pela manhã, retire o fornecimento de água do galinheiro e sirva essa mistura às aves durante sete dias consecutivos. (o bebedouro deve ser limpo todos os dias) Após esse período, volta o fornecimento normal de água. (a mistura pode ser guardada na geladeira por três dias) repita o tratamento a cada 15 dias

criação de galinhas remedio babosa 

BABOSA (Aloe Vera)

Planta muito usada na medicina natural no tratamento de ferimentos em virtude de seu poder cicatrizante, regeneradora celular, coagulante e antiinflamatória.
O uso dessa planta no tratamento de ferimentos na criação de galinhas é feito retirando a seiva das folhas e aplicando diretamente sobre os ferimentos das aves. Repita a aplicação até a cicatrização total dos ferimentos.

criação de galinhas remedio limão 

LIMÃO (Citrus Limonium)

Fruto bastante conhecido em todas as regiões do Brasil e que também é utilizado como remédio natural em função de suas propriedades medicinais como: antianémica, antibiótica, antiinflamatória, anti-séptica, bactericida, expectorante, vermífugo natural e vitaminizante.
Modo de uso:
Logo pela manhã, corte um limão de tamanho médio e esprema o suco nos bebedouros das aves caipiras durante três dias consecutivos. (repita a cada 15 dias)

criação de galinhas remedio mamão 

MAMÃO VERDE (Carica Papaya)

Este também é um fruto bastante conhecido em todo território nacional é comumente encontrado em pomares nas propriedades rurais.
Usado como: anti-helmítico, antioxidande, antiinflamatório, digestivo, vermífugo, cicatrizante e expectorante.
O uso nos projetos de avicultura caipira pode ser feito cortando o fruto em pedaços e servindo (in natura) às aves nos piquetes após o fornecimento da ração balanceada. Oferecer no máximo duas vezes por semana.

criação de galinhas remedio bananeira 

BANANEIRA (Musa Paradisiaca)

O uso da bananeira já vem sendo bastante usada no tratamento de verminoses em caprinos em algumas regiões do Brasil e os estudos demonstraram um efeito satisfatório no combate a esses parasitas.
Na criação de galinhas o uso vem sendo empregado para a mesma finalidade e também demonstrou eficácia no combate das verminoses.
Modo de usar:
Após o fornecimento da ração balanceada você deve oferecer algumas folhas da bananeira de forma que todas as aves possam ficar bicando pelo piquete por um período de cinco dias consecutivos. (repita o procedimento a cada 15 dias)
Outra aplicação na avicultura está relacionada a um fator de bem estar das aves. Aves que passam a maior parte do tempo bicando tronco de bananeira ficam menos estressadas nos piquetes. Vale à pena adotar em seu projeto de criação de galinhas!
Todos esses medicamentos naturais podem ser oferecidas para as aves com idade acima de trinta dias de vida.

Criar galinhas